quinta-feira, 14 de julho de 2011

Le Déjeneur sur l´Herbe

As aulas de História da Arte foram um prazer.
A professora, uma figura inesquecível.
Fazer o trabalho foi uma diversão.
Minha foto ficou exatamente como eu queria.
E saber que essa foi minha primeira nota 10 da Pós me faz muito feliz!



Eu já estava imersa no mundo de Monet, passeando entre seus jardins em Giverny e recordando as aulas de História da Arte quando me deparei com essa cena tão discutida em sala de aula. Era um almoço na relva moderno, sem cavalheiros bem vestidos, sem jovens nuas, mas com uma formação familiar bem contemporânea que já não nos causa mais choque: a mãe, o filho e as babás.



A obra de Manet, “O Almoço na Relva”, recusada pelo Salão Oficial, foi apresentada no Salão dos Recusados de 1863. Retratando quatro figuras em um ambiente bucólico, uma mulher nua sentada sobre a relva junto a dois cavalheiros e, ao fundo, isolada, outra mulher, Manet desenvolveu uma composição que acentuava o efeito de profundidade, isolando três elementos fundamentais: no primeiro plano, uma natureza morta de colorido intenso; em seguida os três personagens sentados; por fim, ao fundo, um conjunto de elementos vegetais que cortavam a perspectiva e um riacho onde a segunda jovem se banhava.

Outro elemento a ser destacado é o olhar direto e desafiador da mulher nua para o espectador. No caso da fotografia, o olhar vem, não intencionalmente, do menino que reparou na presença da câmera.

O quadro causou sensação quando exposto e foi hostilizado pela crítica, que dizia que Manet deveria aprender a pintar em vez de procurar a fama através do escândalo. Segundo Napoleão Bonaparte, seria “uma afronta ao decoro”. Não foi reconhecida pela crítica a alusão de Manet aos elementos e composições de outras obras de arte clássicas, como o Concerto Campestre de Giorgione e o Julgamento de Páris, de Raimondi.

O que mais me encanta nas obras de Manet é justamente o uso dos elementos clássicos sem a obrigatoriedade da erudição. O Almoço sobre a relva, mesmo cercado de discussões, consegue transmitir um ambiente de paz e tranquilidade, que vemos refletido também na minha fotografia. É um conforto saber que ainda existem momentos assim, não é?


Giverny? Amanhã? Vamos?

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Adele

Essa também cai bem:



No, there's nothing that I wouldn't do to make you feel my love...

Inspiração

Pois é... depois de longo, tenebroso e rigoroso inverno de sentimento, eis-me aqui, sorrindo pra tudo, sorrindo pra vida, sorrindo pro amor. Estranho, né? Mal me reconheço.

Milagre? Destino? Acaso?
Não sei... Acho que é melhor deixar sem explicação, sem razão, sem nome, sem limite.

Sei que encontrei uma inspiração. Uma inspiração que não vem do sofrer, que não vem das lágrimas, que não vem de noites solitárias em claro... Vem da paixão.

Uma inspiração inédita. Que de tão surpreendente, inspirou minha vida como um todo: mudou meus planos amargos e minha cara amarrada. Sumiu com meu medo da noite, com meu mau humor da manhã. Aniquilou a minha amargura. Me fez melhor. Me faz feliz. Me faz acreditar nos dias felizes. Me faz acreditar.

Me faz querer morar pra sempre num abraço.
Me ensina a parar o tempo em um beijo.
Me inebria com seu perfume.
Me faz sorrir, rir, gargalhar.
Me emociona com as palavras mais doces.
Me entende num olhar.
Me delicia.

Exagero? Pode ser... Eu sempre fui mesmo exagerada. Mas dessa vez não inventei um amor, não roubei rosas. Sei que ele está ali. Sinto como nunca senti. Uma certeza que às vezes apavora de tão certa.

A história é linda pra contar (um dia eu conto aqui). Mais linda ainda pra viver.

Hoje eu sei e ele sabe quanto amor nós guardamos.
Só tinha de ser com ele. Só tinha de ser comigo.
E, no que depender de mim, será.



Agora, além de escrito na minha testa, está escrito no meu blog.